top of page
tognellacarli

TOGNELLA E CARLI

TOGNELLACARLI

 

tognellacarli

No final do século XIX o Brasil iniciou uma política de incentivo a imigração estrangeira, principalmente européia, para atender a falta de mão-de-obra de 1892 a 1897, pois com a abolição da escravatura, os negros estavam livres e os agricultores buscavam mão-de-obra. Os estados de MG e SP foram ajudados pelo governo central. O governo de MG criou uma superintendência em Gênova, Paris e Lisboa, o emigrante do norte da Itália principalmente da região de Vêneto, como tinha aptidão para a agricultura era o mais procurado. Fatores agravantes internos na Itália, como a fome assolando o norte do país, o aumento de impostos e o desemprego impulsionou muitos italianos a saírem do país. O governo italiano aproveitou o momento colocando prisioneiros anarquistas nos navios para o Brasil.

 

Os imigrantes que aqui chegavam, trazidos pelo sonho de uma vida melhor e fugindo de conflitos na Europa, desembarcavam nos portos do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, vindos na maioria da Itália, outros em menor numero da Espanha, Portugal e outros paises da Europa.Os navios que transportavam os imigrantes eram ex-navios negreiros. Era comum doença no navio, como a peste negra. A viagem durava 30 dias, sendo que muitos imigrantes trocavam de nomes durante a viagem.

 

Pelo porto do Rio de Janeiro, muitos foram encaminhados para a Hospedaria Horta Barbosa em Juiz de Fora, onde eram registradas as famílias e permaneciam no máximo por 05 dias. As condições da hospedaria eram muito precárias. Os destinos das famílias eram decididos naquele local, sendo, ou contratados por particulares para trabalhar nas plantações de café ou aqueles que tinham algumas economias partiam para alguma localidade onde podiam começar o seu próprio negócio. Nas hospedarias, os fazendeiros buscavam trabalhadores para as suas plantações. As crianças começavam a trabalhar aos 8 anos na lavoura de café. Os casamentos eram realizados nos meses de setembro, outubro e novembro ou em maio, devido o fim da colheita e quando recebiam o pagamento.

 

O estado de Minas Gerais começou a receber os imigrantes pela cidade de Juiz de Fora, depois foram instalando grandes colônias italianas nas cidades de Barbacena e São João Del Rei. Muitos proprietários mineiros não gostavam de imigrantes, possibilitando o deslocamento para outras regiões como São Paulo, Sul do país e indo alguns para a Argentina.

 

Durante a 2ª Guerra Mundial, o então presidente da república Getúlio Vargas aliou-se aos aliados, e como a Itália estava apoiando a Alemanha Nazista, os italianos que aqui estavam trocaram de nomes com medo de serem perseguidos. Estão incluídas dentre os imigrantes que aqui chegaram, os Tognella e Carli que são duas famílias que vieram para o Brasil fugindo da Itália em busca de uma vida melhor.

bottom of page