top of page
O irmão de Giacinto, Albino Carli então com 37 anos veio para o Brasil no mesmo navio segundo registro da Hospedaria Horta Barbosa. Albino veio da cidade de Oppeano com a esposa Luigi Tombara de 34 anos, e seus filhos: Pierina de 9 anos, "Gismanda ou Gioconda" *de 6 anos, Giovanna de 4 anos e "Lusia ou Livia"*. A familia teve como destino final o municipio de Rio Novo em Minas Gerais.
A família BONFIGLIOLI se estabeleceu em Ribeirão Vermelho, área rural de São Geraldo, a fazenda ainda está em posse da família atualmente. Os primeiros italianos a chegarem foram EURICO GIUSEPPE BONFIGLIOLI e EURICA GAZZOTTI, e seus filhos Aldo Bonfiglioli, Armando e Mário Bonfiglioli esses dois ultimos casaram com Angelina e Jocunda Tognella respectivamente.
Dois filhos de Aldo Bonfiglioli que conversei, ainda moram em São Geraldo, Sebastião e Natalina Bonfiglioli, esta nasceu em 1923, está com 82 anos em 2006.
Em Visconde do Rio Branco, em 2006, encontrei com uma testemunha de quem conheceu Angelo Tognella quando era vizinho na área rural de São Geraldo. Lincon Martins de Lima, está com 90 anos (1915), relembra na sua infância, quando seu pai acolhia Virginia Garanazzo e seus filhos fugindo da violência que cometia Angelo quando ficava bêbado.
Lincon está casado com Maria Gazzotti está com 84 anos, filha de Eurico e Eurica Bonfiglioli. Eurico após ter perdido a sua esposa durante o parto em 1933, casou-se novamente e dos seus novos filhos é descendente atualmente a famosa jornalista do SBT, Madalena Bonfiglioli.
Angelina Tognella e Armando Bonfiglioli tiveram três filhos, José , Terezinha e Adelina Bonfiglioli. Angelina morreu durante o parto. Jocunda Tognella e Mário Bonfiglioli (Italiano) casaram em São Geraldo em 09/02/1918, tiveram seis filhos, Adelino, Adelina, Maria , Alcibiades, Abilio e Terezinha. A família de Jocunda e Mário vieram para Belo Horizonte, se estabeleceram no Bairro Ipiranga. Mário Bonfiglioli morreu em 25/01/1953. Todos os filhos de Maria Bonfiglioli ainda moram no Ipiranga, a sua filha Aparecida Bonfiglioli e seus irmãos com quem tive contato.
No interior do estado de São Paulo encontra-se o sobrenome Tognella, mas não sabemos se existe algum parentesco. Outra família que tem parentesco mais distante é a Trevenzolli.
Algumas das famílias italianas que viajaram junto com os Tognella para o Brasil são: Bergatti, Bassoto, Manquiolli, Trevenzolli. Outras familias que vieram no mesmo navio que os Tognella e Carli são os Farcuotto, Caffini, "Torzella ou Forzella"*, Bonette, Garavaro e Mariotto.
* OBS: A identificação de alguns sobrenomes não são claros e por isso coloquei entre aspas os relatos acima.
bottom of page