top of page

História

O sobrenome TOGNELLA é derivado de TONE ou TOGNI = ANTONIO em dialetos do norte da Itália. Existem algumas familias que derivam do TOGNI como: Tognini, Tognetti, Tognolini. A palavra DE TONI = DE ANTONIO que significa FILHOS DE ANTONIO.

 

O sobrenome TOGNELLA tem suas origens no Vale Valtellina próximo do Lago Como. E TOGNELA com um (L) uma variante do sobrenome tem seu primeiro registro no ano de 1520 em Stazzona Marto no municipio de Villa de Tirano, provincia de Sondrio, região da Lombardia. Atualmente a maioria dos TOGNELA com um (L), cerca de 100 pessoas vivem na Villa di Tirano(SO), outros nas provincias de Como e Varese, alguns na Austrália, EUA, Canadá, Venezuela, Argentina, Brasil.

 

No município de Bovolone, província de Verona, região de Vêneto na Itália, nasceu ANGELO TOGNELLA, no dia 05/03/1866. Casou-se com VIRGINIA GARAVASSO e tiveram o primeiro filho GIUSEPPE TOGNELLA, e com idades de 29, 24 e três meses, respectivamente, saíram da Itália pelo porto de Gênova, no vapor Washington e desembarcaram em 10 de outubro de 1895, no Brasil pelo porto do Rio de Janeiro. Foram encaminhados para a Hospedaria Horta Barbosa em Juiz de Fora, permaneceram até firmarem contrato com a Câmara Municipal de Rio Novo, trabalhando como agricultor. No Brasil o sobrenome na familia teve algumas variações: Tonhella, Tonielli, e Tonhela sendo a atual registrada.

 

Na localidade de Rio Novo, nasceram às gêmeas ANGELINA E JOCUNDA (1896), GREGORIO (1898) e VICENTE (1903). Mudaram para São Geraldo, próximo a Visconde do Rio Branco, onde nasceram, LUIZA (1909), ELISA, também chamada de JULIA (1907), JOÃO (1912) e PEDRO. Adquiriram uma propriedade de 15 alqueires em Cachoeirinha, área rural de São Geraldo em 1910.


Ângelo Tognella era alcoólatra, apostava em jogos de baralho, além de ser mulherengo. Ao chegar em casa neste estado, batia muito nos filhos e na esposa, que se refugiavam no sítio da família Martins. Quando Ângelo se acalmava, Virginia e os filhos voltavam para casa. Esta vida levou a separação da família, com a perda da propriedade e a saúde abalada de Ângelo por causa de uma cirrose, a sua esposa Virginia e seus filhos mudaram-se com seus poucos pertences para o município de Barra Longa próximo a Ponte Nova, deixando Ângelo em São Geraldo. Angelo mais tarde comprou uma casa em São Geraldo em 1925. Em 1926, faleceu Angelo Tognella, com 60 anos de morte natural, conforme o atestado de óbito, mas pode ter sido por cirrose hepática. O declarante do óbito foi seu filho Pedro Tognella.

bottom of page